7º Grito do Semiárido Piauiense

26 de setembro de 2017

img_1907

7º Grito do Semiárido Piauiense

Centenas de pessoas participaram no último dia 22, na cidade de São Raimundo Nonato, do 7º Grito do Semiárido Piauiense. A manifestação foi promovida pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) e a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato.

Comunidades rurais da região da Serra da Capivara e entidades não governamentais que atuam no território deram um “Grito” juntos, clamando por justiça social, igualdade e fraternidade.

Após a manifestação, que percorreu as ruas da cidade, aconteceu uma audiência pública, na Câmera dos vereadores.

Dando continuidade ao 7º Grito do Semiárido Piauiense, aconteceu na tarde de sexta (22) e no sábado (23) um curso sobre mineração, ofertado pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). O curso teve como objetivo debater sobre a questão mineral e a importância da organização pública para assim criar subsídios aos povos atingidos para falar, denunciar e ir à luta, direcionado às lideranças comunitárias e as entidades não governamentais que atuam na região. A mineração é a principal causa de violação da qual as comunidades estão sofrendo na região de São Raimundo Nonato, atualmente.

O grito do Semiárido Piauiense é uma luta popular de agricultores e agricultoras familiares e entidades sociais do Piauí. Surgiu no ano de 2011 com a iniciativa da Diocese de São Raimundo Nonato e do Fórum Piauiense de convivência com Semiárido (FPCSA) a fim de convocar as representações das paróquias e dos setores pastorais, serviços, movimentos sociais, organizações não governamentais e organismos da Diocese de São Raimundo Nonato para discutir as consequências da seca na região.

Invasão de terras sem um comunicado prévio às comunidades é o que mais está se vendo por aqui”, relatou Mariana, da comunidade Morro do Mel.

Meu livro é a terra e a minha caneta é a enxada”, fala de um morador que não quis se identificar, da comunidade Morro do Mel.

As Entidades que participaram da mobilização do 7º Grito do Semiárido foram: Associação do Quilombo Lagoas; Associações das comunidades do Morro do Mel; Associação de Agricultores pelo Selo do Produto Orgânico – APASPI; Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato; Cáritas Regional do Piauí; Comissão Pastoral da Terra – CPT; Coletivo Antônia Flor – Assessoria Técnica Popular em Direitos Humanos; Centro Popular de São Raimundo Nonato; COOTAPI & ASSOCIADOS; Comitê de Controle Social e Políticas Públicas do Território Serra da Capivara; Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA; Movimento Desperta São Raimundo; Associação de condutores de Visitantes Ecoturistico da Serra da Capivara – ACOVESC; Pólo Sindical de São Raimundo Nonato – FETAG, SINDSERM/SRN.

Ascom_Cáritas Regional