Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

A Cáritas Regional do Piauí está marcando presença no 8° Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

06 de outubro de 2017
d32ec1be-c33f-4756-a4f4-a4be94c33675

A Cáritas Regional do Piauí está marcando presença no 8° Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Está acontecendo entre os dias 1º e 08 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, o 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Seminário Internacional de Transição Energética para um Projeto Energético Popular.

Mais de 03 mil pessoas estão participando do evento, entre atingidos e militantes de entidades parceiras, que vieram de várias regiões do Brasil. O tema principal do Encontro é Água e Energia com Soberania, Distribuição da Riqueza e Controle Popular. O secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Adonias Moura Rodrigues está representando a instituição no evento.

Nos primeiros dias do evento foram apresentados painéis da Análise da conjuntura e dos desafios da luta de classes e o Balanço político da atuação e os desafios do MAB. Os assessores Ricardo, da Consulta Popular, a Beatriz Cerqueira, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Minas Gerais, e o professor Carlos Vayner da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outros, apresentaram a situação atual do Brasil como um projeto político da direita em provocar divisões nos movimentos de esquerda e assim fragilizar as lideranças, criminalizar a política e criar na sociedade uma aversão à participação política. Os assessores e assessoras chamam a atenção para a necessidade de continuar acreditando e lutando pelos nossos direitos e não abrir mão da Democracia.

Houve uma homenagem da Câmara de vereadores do Rio de Janeiro ao MAB, através da entrega da medalha Pedro Ernesto, concedido pelos vereadores e entregue pelo vereador Leonel Brizola Neto (neto de Leonel Brizola, político brasileiro).

A Plenária da juventude LGBT destacou a luta pelo direito à igualdade e o respeito a diversidade. Expressaram a indignação em serem atingidos pelo preconceito e o racismo.

Aconteceu também a Formatura dos 1.500 jovens atingidos, de todo o país, que participaram por mais de um ano do processo de formação do MAB.

O Encontro continuará até domingo (8) com o Seminário Internacional e muitas pautas ainda serão apresentadas e debatidas.

Ascom_Cáritas-PI

d32ec1be-c33f-4756-a4f4-a4be94c33675 foto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br