Cáritas Brasileira implanta Sistema de Energia Solar no Piauí e beneficia associações de pequenos produtores rurais

02 de abril de 2019
instalacao-passagem-santo-antonio-3

instalacao-passagem-santo-antonio-1

A Cáritas Brasileira implantou cinco sistemas de energia solar no Piauí, este ano. Os projetos beneficiam Associações de produção em comunidades rurais de três municípios do Piauí, Nazária, Floriano e José de Freitas. Ao todo serão instalados seis sistemas nos três municípios ao longo do ano de 2019.

A primeira etapa de instalações realizada em Floriano aconteceu em fevereiro deste ano, nas hortas comunitárias em espaço urbano, nas comunidades Morro do Tiro, Gabriel Kalume e Tabocas e a comunidade rural de Bom Sucesso que trabalha com beneficiamentos de polpa de frutas e mel de abelhas. No município de Nazária o kit de energia solar foi instalado em março, no Assentamento Passagem Santo Antônio, na sede da Associação de Micro Trabalhadores Rurais-AMTRA.

Estevão Neto, vice-presidente da Associação do Assentamento Passagem Santo Antônio, fala que a instalação foi um momento de muita animação para os moradores do Assentamento; “Acreditamos que trará a condição de produzir mais e melhor, estocar mais alimentos e ainda de forma sustentável para a natureza”, diz o agricultor.

Os moradores das comunidades que receberam o sistema terão um impulso na produção com uma redução significativa nas contas de energia e o incentivo de gerar uma energia limpa e ecologicamente saudável para a preservação do meio ambiente, além de produzir sem o uso de agrotóxico.

O projeto piloto de Energia Solar no Brasil foi desenhado e está sendo implantado no Piauí através da Cáritas Brasileira, sendo financiado pela Agencia Católica para o Desenvolvimento no Exterior (CAFOD). Além da instalação de painéis fotovoltaicos, as comunidades selecionadas têm projetos de produção coletiva, onde os associados participarão de cursos e oficinas que trazem conhecimentos sobre energias renováveis e preservação do meio ambiente. O intuito do projeto é o de também utilizar a implementação da energia solar em benefício da educação ambiental, introduzindo temas como ecologia, eficiência energética e sustentabilidade nessas oficinas destinadas à comunidade.

Parceria Cáritas Brasileira e CAFOD

A Agência Católica para o Desenvolvimento no Exterior (CAFOD), anteriormente conhecida como o Fundo Católico para o Desenvolvimento no Exterior, é a agência de ajuda católica da Inglaterra e do País de Gales. É uma agência de ajuda internacional que trabalha para aliviar a pobreza e o sofrimento nos países em desenvolvimento. É financiado pela comunidade católica na Inglaterra e no País de Gales, o governo britânico e o público em geral por doações.

A Cáritas Brasileira realiza um trabalho em favor dos pobres e busca desde financiadores até o relacionamento com a comunidade local, passando pela assessoria na execução do projeto.

O secretário executivo da Cáritas Regional do Piauí, Adonias Rodrigues fala da importância deste projeto para as comunidades carentes do Piauí. “Ficamos muito felizes em poder levar um projeto dessa importância para as comunidades de baixa renda da zona rural do nosso Estado, assim as pessoas terão a sua conta de energia reduzida ou até mesmo zerada e poderão melhorar cada vez mais a sua produção de alimentos”, falou Adonias.

ASCOM_Cáritas(PI)