Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

CARITAS BRASILEIRA REALIZA A SUA XXIV ASSEMBLEIA NACIONAL, EM TERESINA, NO ESTADO DO PIAUÍ

22 de novembro de 2019
crys-machadoimg_2589-45

Em Teresina, no Piauí, estão reunidos 250 agentes da Cáritas Brasileira para a XXIV Assembleia Nacional eletiva.

Entre os dias 19 e 22 de novembro de 2019, a Rede Cáritas Brasileira realiza a XXIV Assembleia Nacional, em Teresina (PI). O tema do encontro é Bem Viver: esperança, resistência e profecia, e o lema “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28).

De todas a regiões do país, participam 250 agentes da Rede Cáritas. Aos 63 anos de existência a instituição coloca-se em escuta profunda para avaliar sua missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e, participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

A Rede Cáritas no Brasil comporta 182 entidades-membro, organizadas em 12 regionais e 5 articulações. Com capilaridade que alcança todo o território nacional, nesta XXIV Assembleia Nacional, a Cáritas Brasileira se prepara para viver um momento estratégico para os próximos anos. “Além de ser um fórum de debate, reflexão e deliberação, a Assembleia torna-se um acontecimento que possibilita encontros, reafirma pertencimentos, reforça a determinação e a luta”, diz o documento que orienta o processo preparatório.

Programação

Durante os dias de Assembleia os participantes vão refletir a respeito da vida e da missão da Cáritas, participar de painéis temáticos sobre o Bem Viver, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, além de visitas às seguintes iniciativas desenvolvidas no Piauí que em sua existência são verdadeiros sinais de esperança, resistência e profecia: Projeto Fruto Daqui, Projeto Passagem Santo Antônio, Escola de Culinária Pimenta do Reino, Projeto Casa de Zabelê, projeto Centro da Juventude Santa Cabrini e Acampamento 8 de março.

Na programação também está prevista a realização da Feira do Bem Viver, um espaço cultural na praça pública em frente ao Gran Hotel Arrey, situado na Rua Jaime da Silveira, 433, São Cristovão, Teresina (PI), para compartilhar saberes e sabores a partir da experiência dos empreendimentos que praticam os valores da Economia Popular Solidária.

A Assembleia também vai marcar o início de um novo ciclo para a Rede Cáritas, uma vez que vai eleger a nova diretoria da instituição para o quadriênio 2020-2024.

Sobre a Cáritas

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem no Brasil está diretamente relacionada à ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora.

Com 63 anos de história no país, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atua como uma rede solidária que trabalha em áreas como migração e refúgio, gestão de risco e emergências, infância e juventudes, economia solidária, comunidades tradicionais, mulheres e equidade de gênero, convivência com os biomas, incidência política, além de outras ações solidárias desenvolvidas.

crys-machadoimg_2589-22 crys-machadoimg_2589-23 crys-machadoimg_2589-27 crys-machadoimg_2589-28 crys-machadoimg_2589-33 crys-machadoimg_2589-36 crys-machadoimg_2589-48 crys-machadoimg_2589-55 crys-machadoimg_2589-59 crys-machadoimg_2589-81 crys-machadoimg_2589-83

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br