Cáritas Brasileira realiza seminário sobre Energia Solar em três municípios do Piauí.

31 de julho de 2019

Aconteceu nos dias 18, 19 e 26 de julho deste ano, nas cidades de José de Freitas, Nazária e Floriano, no Piauí, o Seminário “Cidade Solar” que faz parte das ações do projeto “Construindo cidadania a partir de implantação de tecnologias sociais que minimizem os efeitos negativos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro – Brasil”.

Estavam presentes nos eventos a comunidade local, o prefeito municipal, vereadores/as, representantes da Cáritas Brasileira e Cáritas Regional do Piauí, secretários/as municipais e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de cada município. O Seminário foi apresentado pelo Coordenador Executivo da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, Joilson Costa.

A implantação do projeto de energia solar está sendo realizado pela Cáritas Brasileira e a CAFOD, em três municípios do Piauí – Nazária, José de Freitas e Floriano, beneficiando cerca de 186 famílias que participam de projetos sociais de convivência com o semiárido, desenvolvidos pela Cáritas Regional do Piauí.

Em José de Freitas as placas de energia solar foram instaladas na cooperativa agroindustrial de frutas da agricultura familiar – Fruto Daqui, onde a conta de energia foi reduzida pra quase a metade do valor, após a utilização do sistema solar.

“A nossa conta de energia reduziu um valor bem considerável em relação ao consumo antes do sistema de energia solar ser instalado aqui no nosso projeto. Com esse valor que vai sobrar da conta de energia iremos investir mais em frutas para produção de nossas polpas”, falou Francisco Nascimento, presidente da cooperativa Fruto Daqui.

Já em Nazária o sistema foi instalado na sede da Associação de moradores do Assentamento Passagem de Santo Antônio, onde tem um campo agrícola irrigado por um poço tubular que beneficia cerca de 13 famílias com o plantio de milho, feijão, mandioca, abóbora e batata doce. A energia gerada pelas placas fotovoltaicas irá reduzir a conta de energia que estava vindo com o consumo muito alto devido a utilização da bomba do poço.

Em Floriano, são quatro sistemas de energia fotovoltaica instalados, atendendo Associações de Pequenos Produtores Rurais, Horta Comunitária do conjunto Gabriel Kalume, Horta Comunitária Padre Pedro Barroso , Horta Comunitária do Morro do Tiro e Assentamento Bom Sucesso, zona rural.

A nossa conta de energia estava cortada há um ano, devido o valor ser muito alto e nós não tínhamos condições de pagar. Agora estamos felizes com a energia solar que está nos ajudando no cultivo das nossas pequenas plantações na horta comunitária”, ressaltou dona Rosália Ferreira, horticultora da comunidade Taboca.

O objetivo do projeto “Construindo cidadania a partir de implantação de tecnologias sociais que minimizem os efeitos negativos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro – Brasil” é o de fortalecer empreendimentos econômicos e solidários em comunidades urbanas e rurais que estão vulneráveis aos efeitos negativos das mudanças climáticas no semiárido, através de políticas afirmativas de enfrentamento e de adaptação, com a promoção de práticas sustentáveis e a implantação de kits tecnológicos.

ASCOM_Cáritas(PI)

img_1168 img_1178 img_1201 img_1205 img_1209 img_1232 instalacao-passagem-santo-antonio-1 instalacao-passagem-santo-antonio-2