Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Piauí e Pastoral do Migrante lançam a Campanha Compartilhe a Viagem

02 de outubro de 2018
img_7134

Pessoas migrantes de várias regiões do Piauí e de outros estados brasileiros se reuniram em dois grandes Encontros que aconteceram no último fim de semana (29 e 30 de setembro), nas cidades de Elesbão Veloso e Teresina.

O objetivo destes Encontros foi o de reunir várias pessoas fazendo com que elas se conhecessem e compartilhassem as suas histórias de migração. Houve um momento de apresentação dos presentes, onde eles falavam o nome e de onde eles tinham migrado. Na sequência, o secretário regional da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Adonias Rodrigues, apresentou o projeto da Mala da Campanha Compartilhe a Viagem – Coletando Histórias de Vida – a mala vem ser mais do que um objeto simbólico da Campanha que leva o mesmo nome. Ela deve ser instrumento para a coleta das lembranças, das histórias de vida e dos momentos vivenciados por cada migrante ou refugiado na trajetória, em busca de recomeço ou sobrevivência, que podem ser traduzidos em palavras ou por meio de símbolos, desenhos, poemas, canções, ou objetos que carregam a memória e traços da caminhada percorrida.

A proposta deste projeto foi lançada no “Seminário Internacional de Migrações e Refúgio – Caminhos para a Cultura do Encontro”, cinco unidades da mala foram produzidas e percorrerão, durante um ano, iniciando no mês de junho de 2018, na 33ª Semana do Migrante e encerrando na 34ª Semana do Migrante, em junho de 2019, todo o território nacional, contemplando atividades com migrantes e refugiados que serão motivados a partilhar suas histórias de vida. A ideia é possibilitar aos homens e mulheres, acompanhados ou não pela Rede Cáritas ou por parceiros, a condição de revelar, espontaneamente, as vivências, que podem ser as dificuldades enfrentadas e/ou as boas práticas de solidariedade que podem ter ocorrido ao longo da jornada.

Carlos Humberto, assessor da Cáritas Piauí, apresentou um histórico sobre a realidade das migrações na atualidade – Migração e direitos, utopia para o bem viver. A psicóloga Michele foi convidada para fazer um momento de relaxamento e reflexões com o público presente, com o intuito de prepará-los para escrevem suas histórias no papel, de forma mais espontânea, para compor a mala de viagem. Após a escrita das histórias as pessoas foram convidadas a falarem ou apenas colocarem as narrativas dentro da mala.

Um senhor que não quis se identificar, de 41 anos de idade, veio da cidade de Codó, no Estado do Maranhão, morar em Teresina devido a sua mãe se preocupar com a qualidade dos seus estudos. “Aqui em Teresina, eu tive a oportunidade de terminar meus estudos, ingressei na carreira pública e comecei a minha militância política e popular e vivo feliz até hoje”, relatou o senhor.

Dona Luiza de Brito, 72 anos, do Rio Grande do Sul veio para Teresina porque lá no seu Estado era muito frio. “Eu chorava de frio quando era criança e dizia que um dia eu ia morar em um lugar que não fizesse frio e aqui estou, sempre fui bem acolhida e gosto muito de morar aqui”.

No final dos Encontros foi oferecido um almoço de encerramento para todos. Neste momento as pessoas se abraçavam e conversavam, já se conhecendo um pouco.

Estes Encontros nos proporcionam momentos de alegria e emoção em conhecer várias histórias diferentes, de pessoas vindas de diversos locais, e fazem com que nós valorizemos mais ainda nossos irmãos migrantes e os acolhamos com mais carinho e cuidado”, falou Adonias Rodrigues.

ASCOM_Cáritas_PI

img_7077 img_7086 img_7110 img_7117 img_7118 img_7134 img_7159 img_7167 img_7284img_7067

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br