Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Piauí promove Encontro Territorial em Pio IX

09 de dezembro de 2019
53d283a8-00b8-4480-9053-a4bf5c91a433

Cáritas Piauí promove Encontro Territorial em Pio IX

O Encontro Territorial de Avaliação do Fomento Produtivo, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Piauí aconteceu na última quarta-feira (4/12), na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, no município de Pio IX.

Participaram do Encontro representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio IX, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Grande, Cáritas Diocesana de Picos, Conselho da Igreja Católica de Pio IX, agricultores e agricultoras acompanhadas pela Cáritas Regional Piauí através do programa P1+2.

O objetivo do Encontro Territorial foi o de socializar e avaliar junto aos beneficiários, comissões municipais e instituições parceiras dos municípios de Campo Grande e Pio IX (Igrejas, STTR, gestores públicos e conselhos comunitários), as ações desenvolvidas a partir da implementação do P1+2 e do Fomento Produtivo, nestes dois últimos anos.

A Cáritas Piauí através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), acompanha há 2 anos cerca de 191 famílias nos munícipios de Campo Grande, com 71 famílias, e Pio IX com 120 famílias, implantando cisternas calçadão e de enxurrada, e o Fomento produtivo para melhorar a produção e o manejo dos agroecosistemas dessas famílias no semiárido piauiense

Há um ano quando comecei a melhorar o cultivo dos meus canteiros eu tinha só um no meu quintal, agora são nove canteiros, eu pensava que iria cultivar as hortaliças só para o consumo da família, mas hoje tem muito mais que dar até pra eu comercializar”, falou muito feliz Maria Ironete, agricultora beneficiada pelo Fomento produtivo, da comunidade Mercador (Pio IX).

“Para nós, a satisfação é enorme em ver a evolução dos agorecosistemas dessas famílias, desde a primeira visita quando foi feito o diagnóstico, quando não tinham quase nada de cultivo e nem criação de animais, até agora na etapa final do acompanhamento do programa, quando sentimos o crescimento do agroecosistema delas”, ressaltou Raimundo do Vale, coordenador regional do P1+2.

O intuito do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é o de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA – Articulação Semiárido Brasileiro.

Os objetivos do P1+2 são promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro.

ASCOM_Cáritas(PI)

38f05558-a91f-4c89-82d3-f3bad090b839 9257c59c-1fac-47e7-8a25-54c0f18a19df

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br