Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Estado é condenado a pagar indenizações de famílias atingidas por barragem

27 de maio de 2014
Estado é condenado a pagar indenizações de famílias atingidas por barragem

estado-e-condenado-a-pagarVitimadas pelo rompimento da Barragem de Algodões I, 499 famílias ganharam causa contra o Estado do Piauí em audiência na manhã desta terça-feira (27). Cerca de 300 pessoas estiveram no Tribunal de Justiça do Piauí, durante horas, aguardando a resolução.

A extinta Empresa de Gerenciamento de Recursos do Piauí (Emgerpi) foi responsabilizada pela tragédia, ocorrida no ano de 2009, que atingiu moradores de Cocal da Estação e Buriti dos Lopes, municípios do norte do Estado.

Será paga uma indenização por dano moral no valor de 150 mil reais a cada família com vítima fatal. As famílias que tiveram vítimas com lesões graves, receberão 30 mil reais cada e as que tiveram entes com lesões leves, receberão, cada uma, sete mil e quinhentos reais. Além disso, essas pessoas serão ressarcidas por perdas matérias, através de indenização por perda patrimonial reajustada.

Estado é condenado a pagar indenizações de famílias atingidas por barragemJulgada em segunda instância, a ação foi movida pela Associação das vítimas e amigos de vitimas do rompimento da Barragem de Algodões (AVABA). Para o secretário regional da Cáritas, Adonias Moura, as expectativas sempre foram positivas e o Estado seria realmente condenado novamente ao pagamento das indenizações, assim como aconteceu no julgamento em primeira instância. “Estas indenizações são de extrema importância para a reabilitação das famílias”, explicou.

Presente na vida dessas pessoas desde o rompimento da barragem, a Cáritas deu apoio com cestas básicas e roupas de cama, nos primeiros momentos da tragédia. Num segundo momento, a entidade implantou nos dois municípios, projetos de reabilitação e reestruturação das famílias. Depois, o regional também passou a acompanhar a ação judicial.

Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br