GT da Romaria da Terra e da Água no Piauí visita 7 municípios impactados pelos grandes projetos econômicos

26 de março de 2019
e8f1ed28-ec10-40be-8aec-d3040f9fb3d8

Equipes compostas por técnicos do governo do estado do Piauí, agentes de pastoral e membros de organizações da sociedade civil – integrantes do Grupo de Trabalho da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, saíram em caravanas nos dias 11 a 17 de março de 2019, para realizarem visitas às comunidades e famílias atingidas pelos grandes projetos econômicos instalados no Estado do Piauí, nos municípios de Pio IX, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simões, Curral Novo, Betânia e Paulistana, todos localizados na região sudeste do estado. Onde foi feito um levantamento da realidade, através de escuta e diagnóstico, in loco, das famílias.

As visitas foram acompanhadas pelo bispo referencial das pastorais sociais no Regional Nordeste 4, Dom Plínio José Luz da Silva, o secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Adonias de Moura Rodrigues, o coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Gregório Borges e os assessores do governo do Estado, Patrícia Amália Castro Araújo e Kleber Alencar, das secretarias estaduais de planejamento e desenvolvimento rural, respectivamente.

O objetivo dessa caravana é o de elaborar e desenvolver as ações apontadas pelos participantes da 14ª Romaria da Terra e da Água, realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana, na região sudeste do Piauí.

Estas visitas foram planejadas a partir dos encaminhamentos da 14º Romaria da Terra e da Água no Piauí que foram apresentados ao governo do Estado do Piauí, no dia 18 de fevereiro deste ano, no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN-PI), em Teresina. O governador esteve representado pela vice-governadora, Regina Sousa, e pelo secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto. Assessores do governo, também participaram do encontro. Eles puderam analisar as proposições construídas nos seminários temáticos e formado um Grupo de Trabalho entre Governo e Sociedade Civil, sob a coordenação da superintendente de planejamento estratégico da SEPLAN, Rejane Tavares.

Nesta segunda-feira (25 de março de 2019), foi realizado o primeiro encontro do GT após as visitas, realizado na SEPLAN-PI, em Teresina. Os participantes da ação relataram as informações colhidas durante as escutas, in loco, nas comunidades. Saiu como encaminhamento a construção de um relatório da caravana, que ficará pronto até 08 de abril, e será apresentado ao governador do Piauí para tomar providências quanto a responsabilidade do Estado em relação aos diversos problemas que atingem aquelas comunidades.

Como era previsto, foram detectados problemas sérios nas comunidades visitadas, em decorrência da instalação dos grandes projetos econômicos na região. Como por exemplo, casas de vários moradores com rachaduras, a saúde das pessoas afetada pelo barulho sonoro causado pelas torres de energia eólica, e a falta de responsabilidade da empresa responsável pelos projetos no atendimento e resolução desses problemas e de outros mais.

ASCOM_Cáritas(PI)

0cd5efef-6553-4e41-81c5-4b193ad1a49e

1fc3aab8-8ae2-4953-b33d-4836df72a266 8b5794c6-8aa6-4ceb-b28f-7fb188a43d7d ad5c018b-7331-40b3-8f00-23f3de4594f1 d1cca6b6-5a24-4a24-9e6f-d6e666da738d