Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

GT Romaria da Terra e da Água no Piauí visita comunidades do território Serra da Capivara

15 de julho de 2019
gt-romaria-11

d237c9b0-9efc-44fd-843a-b8d2fafae66fAconteceu nos dias 9 a 11 de julho, no território Serra da Capivara, a 2ª visita da rota traçada pelo grupo de trabalho da Romaria da Terra e da Água no Piauí, para visitação e diálogo junto às famílias impactadas pelos grandes projetos instalados naquele território, em especial a mineração.

Durante a visita foram realizadas três oficinas com representações e lideranças das localidades visitadas. A primeira aconteceu na capela do Povoado Zé Luís, município de Bonfim do Piauí – PI. A segunda foi na capela do povoado Capim do Zé Macário, município de Dirceu Arcoverde – PI. A terceira realizou-se na capela do povoado Cacimba da Areia, município de Capitão Gervásio Oliveira – PI. Durante as oficinas, as pessoas falaram como vivem, destacando os valores do lugar. Relataram sobre os sofrimentos causados às famílias pela presença das empresas de mineração na região.

O evento contou com o apoio e acompanhamento permanente do bispo da diocese de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski, alguns padres, um diácono permanente e a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato. Também participaram, em alguns momentos, o presidente da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, vereador Eumadeus Pereira Ferreira, a prefeita do município de Capitão Gervásio Oliveira (PI), Gabriela Coelho e representantes dos Sindicatos do Trabalhadores Rurais dos municípios de Dirceu Arcoverde (PI), Bonfim do Piauí (PI) e Capitão Gervásio Oliveira (PI), assim como, representantes das comunidades impactadas pela ação das empresas de mineração na região.

O objetivo das visitas in loco a essas comunidades é o de conhecer as áreas mais impactadas pelos grandes projetos e ouvir as famílias atingidas, para conhecer os seus relatos de sentimentos e perspectivas em relação a esse tão falado desenvolvimento do estado do Piauí, que para muitos é o crescimento econômico e social do estado, mas para as famílias impactadas é uma violação de seus direitos humanos e a destruição do meio ambiente.

Na comunidade do Povoado Zé Luís, município de Bonfim do Piauí – PI, os moradores manifestaram a admiração de ver entre eles os representantes do Governo, pois nunca tinham visto isto antes. Falaram da preocupação com o futuro da comunidade, devido a presença das empresas mineradoras na região. Disseram que, quando fizeram a sondagem do minério, não comunicaram nada aos donos das terras sobre a finalidade da ação. Afirmaram também que muito mais rico que o ferro é a comunidade com seu povo. “Queremos deixar bem claro para todos que nós vivemos aqui e somos felizes. Não somos coitadinhos, por estarmos aqui no meio do sertão. Aqui, para nós, é um lugar tranquilo e onde somos felizes”, afirmou a professora Andreia.

Esta é mais uma ação construída a partir das proposições da Romaria da Terra e da Água no Piauí. O GT da Romaria é composto por representações de algumas secretarias do Estado do Piauí (SEPLAN, SEAF/VIVA SEMIÁRIDO, SEMAR, SEMINPI, VICE GOVERNADORIA), da CNBB Regional Nordeste 4, Cáritas Brasileira Regional do Piauí e Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional do Piauí.

O GT da Romaria irá percorrer mais três territórios atingidos pelas empresas de mineração, energia eólica e a Transnordestina, até o final deste ano. Após as visitas um relatório será elaborado para ser entregue ao Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, para que o mesmo tome as providências quanto a responsabilidade do Estado e desenvolva as ações apontadas pelos participantes da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana, situada no território do Vale do Guaribas.

ASCOM_Cáritas(PI)/GT Romaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br