Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

O Inter Nordeste da Cáritas 2018 aconteceu no Piauí, neste fim de semana

14 de agosto de 2018
img_6587

O Inter Nordeste da Cáritas 2018 aconteceu no Piauí, neste fim de semana

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí realizou nos dias 10 a 12 de agosto o Inter Regional Nordeste da Cáritas Brasileira 2018, na capital do estado.

O evento reuniu representações das cinco Cáritas Regionais do Nordeste (Ceará, Piauí, Maranhão, Nordeste 2 — Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte — e Nordeste 3 — Bahia e Sergipe), além da Diretoria Nacional da instituição.

Adonias Rodrigues, secretário regional do Piauí, iniciou o primeiro dia do evento dando as boas-vindas e enfatizando a alegria que o Regional tem em receber o os outros regionais em nosso estado, e a felicidade de poder celebrar os 30 anos do Regional Piauí juntamente com os Regionais do Ceará e NE 3, que também estão completando 30 anos de Cáritas, e os demais participantes.

A mística de espiritualidade foi conduzida pela missionária Fátima Bertole, da Diocese de Oeiras/PI, refletindo sobre a água, o evangelho e a vida de San Martin de Lima. Elementos e personagens foram surgindo; a mulher grávida, a água, crianças brincando, jovens, um casal migrante, aos poucos foram surgindo em meio aos objetos como brinquedos, mala, tarjetas e pincéis as palavras AMOR, CARIDADE E MISSÃO. O pão produzido pelos jovens da experiência da Escola Culinária Pimenta do Reino foi partilhado entre todos. O refrão: “Cáritas, tua força é o Senhor, tua missão o próprio amor…” repetiu-se como um mantra.

Dando continuidade ao evento, os representantes de cada Regional se dividiram em grupos e se dirigiram às tendas temáticas para partilhar as sínteses das áreas de atuação à nível de nordeste. Avanços, desafios e perspectivas nas áreas de atuação: PIAJ, Sustentabilidade e Voluntariado, Economia Popular Solidária, Mulheres e Convivência com os biomas, foram socializadas a partir do trabalho de sistematização feito anteriormente pelos regionais.

A tarde começou com uma análise de conjuntura sobre política social e eclesial, ministrada pelos professores Francisco Mesquita (UFPI) e Alborino Teixeira (Pastoral do Migrante). Foi aberto o debate para as contribuições dos presentes em relação a análise. O prof. Francisco falou sobre os Governos de direita que não se interessam pela parte social, mas somente pelos aspectos econômicos e financeiros. “As consequências para nós é que hoje há a aumento da pobreza, extinção de políticas sociais, e expansão do narcotráfico e da violência”. E por último pontuou os desafios dos movimentos sociais, desafiando a construir linguagens e ações claras e diferenciadas.

À noite, todos foram convidados para participar da missa em ação de graças e a festa de comemoração dos 30 anos de atuação da Cáritas Regional do Piauí, no estado. Foram homenageadas algumas pessoas que contribuíram com a caminhada da Cáritas durantes estes 30 anos. Carlos Humberto, assessor da Cáritas Piauí, foi quem apresentou o nome das pessoas homenageadas e a entrega das lembranças. “Para nós da Cáritas é um momento de celebração e emoção em poder estar homenageando neste momento algumas pessoas que contribuíram com amor e dedicação para o desenvolvimento das ações da Cáritas, durante estes 30 anos de atuação no Piauí”, indagou Carlos Humberto.

No segundo dia do Inter Nordeste, Ricarte (Cáritas-MA) e Cristina dos Anjos (Cáritas Nacional) apresentaram a Incidência Política – aprofundamento da temática, falando dos conceitos, espaços e ferramentas. Várias contribuições dos grupos foram expostas na plenária. A Cristina falou ainda da comunicação dos novos sistemas e da agenda nacional da Cáritas.

Patrícia Amorim, secretária regional do Ceará, fez a avaliação e recomposição dos espaços de Gestão Compartilhada. Houve reflexão do grupo e encaminhamentos para o fortalecimento da atuação.

No final do evento foi entregue a “Mala dos migrantes” que veio do Regional do Maranhão e irá passar 10 dias no Regional do Piauí, onde serão coletadas histórias de pessoas migrantes que se encontram no estado.

O Inter Nordeste foi um espaço de debate e também de vivências e intercâmbios, por isso no último dia do evento foi proporcionado um passeio de convivência e lazer pelos principais pontos turísticos de Teresina como o Pólo Cerâmico, Encontro dos Rios, Lagoas do Norte e Ponte Estaiada e no final do passeio foi servido um almoço, na Escola de Culinária Pimenta do Reino, que executa o projeto Juventude Empreendedora, apoiado pela Cáritas Regional.

ASCOM_Cáritas_PI

img_6165 img_6168-copia img_6183 img_6186 img_6200 img_6201 img_6206 img_6216 img_6247 img_6511 img_6512 img_6554 img_6573 img_6583

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br