Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Projeto Nossa Feira Popular e Solidária revitaliza a Feira de Base Agroecológica de Castelo do Piauí (PI)

23 de abril de 2019
img_0015

A Cáritas Brasileira e a Fundação Banco do Brasil realizaram, no último dia 17 de abril, a entrega do Projeto Nossa Feira Popular e Solidária no município de Castelo do Piauí (PI). A solenidade de entrega foi a primeira do projeto, que abrange 21 municípios em quatro estados do nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia.

Estiveram presentes na solenidade o diretor-executivo Nacional da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela), o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Asclepius Ramatiz Lopes Soares (Pepe), o prefeito municipal de Castelo do Piauí, José Magno Soares da Silva, o secretário municipal de agricultura, Jonas Soares da Cruz e outras autoridades do banco do Brasil e do poder público local.

O projeto beneficia 65 feirantes da agricultura familiar. O Nossa Feira Popular e Solidária revitalizou a Feira de Base Agroecológica do município, garantiu a melhoria na infraestrutura utilizada pelos feirantes e a acessibilidade da população aos espaços da feira. A iniciativa também incluiu a destinação correta dos resíduos sólidos e secos.

A Feira Agroecológica de Castelo iniciou em 2017 com a comercialização dos produtos da agricultura familiar, antes as frutas e as verduras vinham de outros locais, mas agora o meio rural recebe incentivo e motivação para a produção e comercialização dos seus próprios produtos, fortalecendo assim a economia dos produtores rurais.

“A nossa feira mudou para melhor com este projeto, podemos vender nossos produtos com mais organização e higiene, só tenho a agradecer a Cáritas e a Fundação Banco do Brasil por ter nos presentado com essas barracas lindas”, comentou a feirante, Mônica Félix.

Os feirantes passaram por processo de formação. A Tecnologia Social Oásis (ferramenta de mobilização para solucionar problemas nas cidades) foi uma das metodologias usada para estimular o desenvolvimento comunitário. Também foram oferecidas capacitações em educação financeira e empreendedorismo. A comunidade castelense participou de oficinas culturais para fortalecer a expressão da cultura local na feira.

O objetivo principal deste projeto é o de fortalecer, organizar e dar mais condições para os feirantes, especialmente para os agricultores familiares da região e do município, de estarem conseguindo que os seus produtos cheguem à mesa das comunidades mais urbanas”, destacou o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Mandela.

A iniciativa contou com o apoio local da Agência do Banco do Brasil, da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf), do Centro de Formação Educacional para Convivência com o Semiárido (Cefesa) e do Regional Piauí da Cáritas Brasileira.

ASCOM_Cáritas Brasileira e Regional(PI)

img_0015 img_0023 img_9952 img_9970 img_9972 img_9980 img_9991 img_9997img_0022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja um Doador

Seja um Doador

Cáritas: Rumo aos 60 anos

Faça parte dessa rede

Faça parte dessa rede

Faça parte desta Rede

Faça parte desta Rede

Redes Sociais

Prestação de Contas

Prestação de Contas

Contato

Cáritas Piauí
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3136
São João, Cep. 64.045-440


Teresina - Piauí
86-3233-6302 / 86-98802-5479(oi)

caritaspi@caritas.org.br