Projeto Nossa Feira Popular e Solidária revitaliza a Feira de Base Agroecológica de Castelo do Piauí (PI)

23 de abril de 2019

A Cáritas Brasileira e a Fundação Banco do Brasil realizaram, no último dia 17 de abril, a entrega do Projeto Nossa Feira Popular e Solidária no município de Castelo do Piauí (PI). A solenidade de entrega foi a primeira do projeto, que abrange 21 municípios em quatro estados do nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia.

Estiveram presentes na solenidade o diretor-executivo Nacional da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela), o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Asclepius Ramatiz Lopes Soares (Pepe), o prefeito municipal de Castelo do Piauí, José Magno Soares da Silva, o secretário municipal de agricultura, Jonas Soares da Cruz e outras autoridades do banco do Brasil e do poder público local.

O projeto beneficia 65 feirantes da agricultura familiar. O Nossa Feira Popular e Solidária revitalizou a Feira de Base Agroecológica do município, garantiu a melhoria na infraestrutura utilizada pelos feirantes e a acessibilidade da população aos espaços da feira. A iniciativa também incluiu a destinação correta dos resíduos sólidos e secos.

A Feira Agroecológica de Castelo iniciou em 2017 com a comercialização dos produtos da agricultura familiar, antes as frutas e as verduras vinham de outros locais, mas agora o meio rural recebe incentivo e motivação para a produção e comercialização dos seus próprios produtos, fortalecendo assim a economia dos produtores rurais.

“A nossa feira mudou para melhor com este projeto, podemos vender nossos produtos com mais organização e higiene, só tenho a agradecer a Cáritas e a Fundação Banco do Brasil por ter nos presentado com essas barracas lindas”, comentou a feirante, Mônica Félix.

Os feirantes passaram por processo de formação. A Tecnologia Social Oásis (ferramenta de mobilização para solucionar problemas nas cidades) foi uma das metodologias usada para estimular o desenvolvimento comunitário. Também foram oferecidas capacitações em educação financeira e empreendedorismo. A comunidade castelense participou de oficinas culturais para fortalecer a expressão da cultura local na feira.

O objetivo principal deste projeto é o de fortalecer, organizar e dar mais condições para os feirantes, especialmente para os agricultores familiares da região e do município, de estarem conseguindo que os seus produtos cheguem à mesa das comunidades mais urbanas”, destacou o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Mandela.

A iniciativa contou com o apoio local da Agência do Banco do Brasil, da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf), do Centro de Formação Educacional para Convivência com o Semiárido (Cefesa) e do Regional Piauí da Cáritas Brasileira.

ASCOM_Cáritas Brasileira e Regional(PI)

img_0015 img_0023 img_9952 img_9970 img_9972 img_9980 img_9991 img_9997img_0022